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Revista Brasileira de Estudos da Homocultura
Qualis A2

A REBEH publica trabalhos, nos mais diferentes formatos, que discutam as múltiplas dinâmicas envolvidas na produção social do gênero e da sexualidade, desde uma perspectiva interseccional, e com especial atenção para os saberes produzidos pelos e com os sujeitos que habitam o espaço (simultaneamente desafiador e potente) das dissidências sexuais e de gênero. Como periódico científico interdisciplinar, aceitamos contribuições de todas as áreas de conhecimento, produzidas por pessoas de diferentes níveis de formação, segundo a política de cada seção, desde que relacionadas ao escopo da revista. Embora tenha como espaço prioritário de atuação o campo científico brasileiro, a REBEH mira estabelecer pontes de diálogo com a produção internacional, publicando trabalhos originais em português, inglês e espanhol, além de traduções de textos de relevância já publicados.

Em 2024 a REBEH tornou-se uma Editora registrada na Câmara Brasileira do Livro.  Nosso foco são publicações voltadas à divulgação científica, que expõem resultados de pesquisas em uma linguagem simples e acessível para um público leigo, sem perder consistência, precisão e profundidade. Confira nossas primeiras publicações.

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Se você trabalha com educação no Brasil, certamente você já ouviu uma palavra que tem ganhado os holofotes em muitas polêmicas nos últimos anos: GÊNERO. Talvez você tenha conhecido o termo em alguma aula, palestra ou livro que você leu. Talvez essa palavra tenha chegado até você pelas mãos de um especialista ou embalada em fakenews e teorias da conspiração disseminadas na internet. Diante de tanta (des)informação, fica difícil construir um entendimento. O que significa afinal “gênero”? Qual a utilidade desse conceito para a educação escolar? E por que tantas pessoas têm medo de que essa palavra seja usada na escola? A proposta deste livro é responder essas perguntas de forma simples e didática. No primeiro capítulo, vamos rememorar os embates em torno da abordagem desse tema na escola que marcaram os últimos anos. Na sequência, vamos conhecer a origem do conceito de gênero e seus fundamentos científicos. No terceiro capítulo, vamos entender como uma perspectiva de gênero tem sido útil para compreendermos diferentes dinâmicas que atravessam os sistemas de ensino e o cotidiano escolar. No tópico seguinte, trazemos um panorama do quadro legal e normativo da educação brasileira que sustenta e, em muitos casos, recomenda explicitamente uma abordagem de gênero. E por fim, fechamos com uma discussão sobre a importância de falar de gênero na escola como forma de (re)construir a nossa própria democracia.

Editora da ABETH

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