Sobre o evento
O objetivo do encontro é reunir pessoas que atuam no campo dos estudos de gênero e sexualidade, com foco em questões que envolvem a experiência de sujeitos LGBTQIA+, para debater os desafios atuais da pesquisa nestes temas, diante de um contexto político ainda bastante incerto. Haverá também espaço para apresentações de trabalho em grupos de discussão autogestionados. O evento é gratuito e aberto a qualquer pessoa interessada e integra o processo de mobilização para o Congresso Internacional da Abeth, que acontecerá em Brasília em 2025.
Apresentações de trabalho
A apresentação de pesquisas e relatos de experiência será feita em GRUPOS DE DISCUSSÃO AUTOGESTIONADOS, ou seja, as próprias pessoas participantes do grupo terão de organizar a dinâmica de falas e a gestão do tempo. Diferente de encontros convencionais, a exposição do trabalho ou experiência individual não é um fim em si mesma, mas apenas um ponto de partida para a construção de um diálogo entre todo o grupo. Como resultado desse diálogo, cada grupo deve, por um lado, evidenciar que fenômenos vêm sendo estudados pelo conjunto das pessoas participantes, a partir de que referenciais e metodologias e, por outro, discutir os principais desafios ao desenvolvimento de pesquisas na área de gênero e sexualidade hoje. Os trabalhos serão distribuídos em até três grupos, por afinidade temática. Os grupos de discussão acontecem no dia 06/dezembro, das 13h às 17h, com apresentação de resultados logo em seguida. A atividade será realizada em salas de aula comuns e não serão disponibilizadas ferramentas para as apresentações (como projetor, som, etc).
PROGRAMAÇÃO
Instituto de Ciências Humanas - Auditório Módulo 24 - ICC Norte
9h ABERTURA
Alexandre Bortolini - Bruna Andrade Irineu - Kaic Ribeiro
9h30 MESA: OS DESAFIOS DA PESQUISA EM GÊNERO E SEXUALIDADE NO BRASIL DE HOJE
Andrey Lemos - Silvia Badim - Lucci Laporta - Cristiano Lucas Ferreira - Ana Artoni
12h LANÇAMENTO DE LIVROS
Diversidade no Contexto Escolar: Problematizações a partir dos marcadores de gênero, sexualidade e raça - Iracilda Pimentel, Fabrício Santos e Cleverson Domingos (ORG)
É pra Falar de Gênero SIM! Fundamentos legais e científicos da abordagem de questões de gênero na educação - Alexandre Bortolini
14h GRUPOS DE DISCUSSÃO AUTOGESTIONADOS
Sala 04 Módulo 26
O mundo Queer sai às ruas: a imagética Queer na arte urbana
Carolina Beatriz Lessa Monteiro
“Amor em tempos de ódio: saúde e cuidado”
Lusa Fontoura Portuguez, Kayodê da Silva Silvério, Gabriel Pimentel
Ser Trans no Brasil e sobreviver a margem das políticas publicas
Bel Silva
Rede Transpassar: Casa de Esperançar para Pessoas Trans no DF
Kai Costa Machado
Experiências e resistências: olhares das pessoas trans na Penitenciária Feminina do Distrito Federal
Priscila Ramos de Moraes Rego, Rodrigo Pires
O ser social à luz da ser-outra
Tábata Berg
Sala 05 Módulo 26
Trajetória dos Direitos LGBTI+ em Fortaleza: Uma Análise das Políticas Públicas nas Gestões de Luizianne Lins (PT), Roberto Cláudio (PDT) e Sarto Nogueira (PDT) de (2005-2020).
Tibério Lima Oliveira
Direitos humanos antigênero: a revisão da racionalidade dos direitos humanos pelo governo Bolsonaro nas políticas LGBTI+ (2019-2022)
Gustavo Miranda Coutinho
Entre mulheres: a divisão do trabalho de cuidado em relacionamentos lésbicos
Iany Macedo Brum
Cidadania plena: a política de Trabalho Digno para pessoas LGBTQIA+
Mukaíla Manika Pereira Braga
PERCEPÇÃO DA COMUNIDADE LGBTQIA+ QUANTO AO ACESSO AOS SERVIÇOS DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA-CE
Francisco Rodrigo Paiva dos Santos, Marco Túlio Aguiar Mourão Ribeiro
Auditório Módulo 24
A PRESENÇA DA DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO NA PRODUÇÃO TEÓRICA DO SERVIÇO SOCIAL NA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
Isadora Ramos dos Santos; Hayeska Costa Barroso
Fé na Educação: Projeto de poder evangélico e políticas educacionais
Cristiano Lucas Ferreira; Erlando da Silva Rêses
Corpos trans e violência institucional na Educação Básica: uma perspectiva dissidente
Héctor Luis Baz Reyes
Ativismo institucional nas políticas públicas para educação em gênero e sexualidade no Distrito Federal
Cleverson de Oliveira Domingos
O FUNK PROIBIDO E O ‘CONSENTIDO’ NO ESPAÇO ESCOLAR DO IFMA-CCH: a Barbie mutada na segunda edição dos Diálogos Coloridos
Gerson Carlos Pereira Lindoso
Corpos divergentes na sala de aula: qual o espaço de docentes trans?
Kaleb Giulia R. Salgado, Iasmin E. S. dos Santos Rodrigues
17h APRESENTAÇÃO DOS GRUPOS DE DISCUSSÃO
17h30 ENCERRAMENTO