top of page
rainbow.png

Participe de um curso sobre como construir um intercâmbio acadêmico nos Estados Unidos. Tenha a oportunidade de apresentar sua pesquisa para docentes estadunidenses de referência no campo dos estudos de gênero e sexualidade. Entre nessa rede!

Realização

Apoio

{C4D4CAF5-F484-4A96-800B-64BADC42CF71}.png

O que é a Rainbow Network?

Nas últimas duas décadas, o campo acadêmico brasileiro viveu um importante alargamento democrático, fruto em grande medida de políticas afirmativas implementadas a partir dos anos 2000. Esse processo foi fundamental para ampliar o acesso de pessoas LGBTQIA+ negras e periféricas à universidade e aos meios de produção científica, produzindo impacto na composição do alunado, no perfil dos pesquisadores e dos docentes. Produziu efeitos também epistemológicos, contribuindo para consolidar o campo dos estudos da diversidade sexual e de gênero no Brasil, dentro de uma perspectiva interseccional. Mas, se o acesso a posições discentes ou docentes vem se democratizando, permanecem ainda uma série de assimetrias, que se refletem em trajetórias acadêmicas muito desiguais. Um destes elementos diz respeito ao capital social, mais especificamente, ao acesso que cada pessoa tem a redes de contatos dentro dos circuitos acadêmicos, que são fundamentais para viabilizar diferentes oportunidades, desde uma bolsa de estudos até um intercâmbio internacional.

 

A Rainbow Network nasce justamente para contribuir para a superação destas barreiras. Nossa ação está centrada em duas iniciativas: 

Curso on-line

 

A primeira, a oferta deste curso on-line, totalmente gratuito, voltado a estudantes de pós-graduação brasileires LGBTQIA+ de origem periférica, sobre as possibilidades de intercâmbio acadêmico Brasil-Estados Unidos. O curso foi construído por Fulbright Alumni, ou seja, pessoas que cumpriram diferentes formas de intercâmbio em instituições de pesquisa estadunidenses com financiamento da Fulbright Comission, uma importante instância de fomento acadêmico. O conteúdo do curso está voltado, por um lado, a expandir a compreensão de pós-graduandes brasileires quanto às oportunidades acadêmicas nos Estados Unidos, formas de financiamento e dinâmicas próprias do campo científico naquele país. E, por outro lado, a mobilizar aspectos vivenciais e emocionais que recorrentemente constituem barreiras subjetivas a pessoas negras, LGBTQIA+ e periféricas, fortalecendo sua auto-estima e perspectivas de futuro. Somando-se atividades síncronas e assíncronas, o curso terá, ao todo, carga horária de 30h, alcançando até 500 participantes. Os certificados serão emitidos pela Associação Brasileira de Estudos da Trans-Homocultura - Abeth.

Meetings

A partir do curso, serão selecionades pós-graduandos LGBTQIA+ para participarem de reuniões virtuais com professores de universidades estadunidenses.  A ideia é criar espaços de apresentação e diálogo, que permitam a mestrandes e doutorandes LGBTQIA+ de origem periférica do Brasil se fazerem visíveis e iniciarem contato com professories das mais importantes instituições de pesquisa dos Estados Unidos, com vistas a gerar oportunidades acadêmicas futuras. O grupo será escolhido a partir de análise dos textos de apresentação de si e de de sua pesquisa - que são parte das atividades do curso. Daremos prioridade a pós-graduandes negres, trans e participantes de ações afirmativas. As reuniões, embora distintas, terão a mesma estrutura básica: encontros de 1h30, em modo remoto, reunindo um pesquisador convidado e um grupo de cerca de 10 pós-graduandos. A partir de um momento inicial de apresentação, cada participante terá um pitch de 5 minutos para expor sua trajetória e sua pesquisa em desenvolvimento, finalizando-se o encontro com um diálogo aberto entre todas as pessoas presentes. As reuniões serão realizadas em língua portuguesa, com docentes estadunidenses que possuem razoável domínio do nosso idioma.
 

Formando rede

Concluídos o curso e o ciclo de meetings, será constituído, através de ferramentas digitais, um grupo virtual de pesquisadories LGBTQIA+ Brasil-USA, como forma de manter e ampliar a rede formada. Além disso, o registro de todas as atividades (curso e workshops) será transformado em conteúdo permanente de um hotsite criado especialmente para o projeto, ficando disponível para quaisquer pessoas interessadas, ampliando ainda mais o alcance potencial das ações.

Quem pode participar

 

Pessoas LGBTQIA+ que estejam cursando os primeiros anos da pós-graduação (mestrado ou doutorado) interessadas em construir uma experiência de intercâmbio acadêmico nos Estados Unidos.

Calendário

 

04/nov              Abertura do curso
27/nov               Data limite para entrega do Essay
03 a 09/dez    Meetings remotas com docentes estadunidenses

Quem somos nós

 

A Rainbow Network é uma ação da Associação Brasileira de Estudos da Trans-Homocultura, que reúne mais de 450 pesquisadores LGBTQIA+ e aliades de todas as regiões do país, em parceria com o Grupo de Estudos em Gênero, Sexualidade e Educação - Edges da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Essa ação só foi possível graças ao financiamento da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil e apoio da Rede Alumni USBEA (United States - Brazilian Exchange Alumni).

bottom of page